Imposto de Renda: como declarar dependentes do Plano de Saúde?

Você sabia que também é possível deduzir os gastos com consultas e procedimentos médicos e hospitalares e planos de saúde de dependentes e alimentandos? E ainda declarar custos com terceiros (como algum parente que não seja seu dependente direto) no IR? Mas para não cair na malha fina, é preciso informar tudo corretamente.

A declaração precisa seguir os padrões do  modelo completo e o contribuinte deve ter um extrato separado para cada beneficiário - solicite a sua corretora.

O contribuinte deve cadastrar os beneficiários dependentes na guia de declaração, na ficha “Dependentes ou Alimentandos”, para somente depois incluir os valores na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob código 26. Caso os dependentes também declarem o Imposto de Renda individualmente, os mesmos gastos de saúde não podem ser duplicados nas duas declarações, permanecendo discriminados os valores proporcionais correspondentes a cada CPF em cada declaração.

Ainda é possível declarar os gastos de saúde com terceiros, porém será uma informação não dedutível do cálculo do imposto, já que estes não devem estar cadastrados como dependentes do contribuinte

Vale destacar que são aceitos como dependentes apenas as pessoas com CPF ativo e que se houverem muitas dúvidas no preenchimento é prudente contratar um contador de confiança.

Simule Agora seu plano de saúde ideal!

Conte para a gente o que procura e quanto pode pagar que nós te mostramos a melhor opção.

Quer um atendimento personalizado e exclusivo?

Conte com a gente para encontrar o plano de saúde ideal para você.

Garanta seu plano com condições especiais