O que é carência nos planos odontológicos?
Após contratar o plano odontológico e antes de começar a utilizar os serviços, a carência é o período de espera regulado pela ANS e pré-determinado em contrato.
Esta ação tem como objetivo evitar fraude nas contratações com uso imediato dos serviços para procedimentos de alto custo e, em seguida, o cancelamento do contrato. Condutas neste sentido poderiam gerar grandes prejuízos para o setor.
Durante o intervalo, haverá cobrança regular das mensalidades, que são encaminhadas para um fundo financeiro de custeio aos procedimentos dos demais segurados dos planos no período.
Entretanto, a ANS não obriga as seguradoras a exigirem a carência, o que faz algumas companhias oferecerem prazos mais curtos como um diferencial na contratação. Então, é importante avaliar as regras da apólice antes de fechar o acordo.
O tempo de carência dos planos dentais é dividido em duas categorias de espera para utilização dos serviços:
Carência de 24 horas: assim que o contrato é ativado, o prazo de 24 horas começa a valer para casos de urgência, como acidentes, e emergência, quando o paciente corre risco de morte ou de lesões irreparáveis. Ou seja, após 24 horas da contratação, caso o beneficiário necessite de um atendimento de urgência ou emergência, o plano deve atendê-lo sem nenhum custo adicional.
Carência de 180 dias: para poder utilizar os demais serviços cobertos pelo plano, o beneficiário deve aguardar o prazo de 180 dias a partir da data de contratação. Embora esse período seja padronizado pela ANS e deve ser respeitado como prazo máximo para a liberação dos atendimentos, algumas operadoras reduzem a carência de alguns procedimentos para 90 dias ou até carência zero. Com isso, elas se tornam mais competitivas, oferecendo mais flexibilidade para o beneficiário.
Outra forma de ter um plano odontológico sem carência é a partir da portabilidade entre as operadoras. Ou seja, quando o beneficiário cumpre todos os requisitos para trocar de plano, a carência é eliminada no novo contrato, possibilitando que os tratamentos sejam continuados sem interrupções pelo período de carência.
Antes de assinar o contrato, verifique o prazo de carência. Assim você pode se programar quanto aos procedimentos odontológicos que precisa ou queira realizar.
Caso queira cotar um plano odontológico com é só chamar por WhatsApp clicando aqui!