O que é o sinistro nos planos odontológicos?

Também conhecido como Índice de Sinistralidade, essa taxa corresponde à relação entre os custos e as receitas de uma seguradora e é um dos principais fatores de reajuste contratual.

O sinistro é a balança entre o número de consultas e procedimentos acionados pelos beneficiários e o valor pago para o plano dental. Então, caso se utilize o plano mais do que foi previsto nos cálculos que definiram o valor da mensalidade inicial, a operadora entenderá que deve haver reajuste nas mensalidades da próxima renovação contratual.

Este reajuste é baseado em uma cláusula previamente acordada entre ambas as partes, seja com pessoa física ou jurídica. Uma vez que a contratação do plano é coletiva, a sinistralidade é avaliada em grupo. Em planos empresariais ou por adesão é importante educar sobre o uso responsável por parte dos beneficiários, já que será fator determinante para o índice de sinistralidade ser maior ou menor.

Uma alternativa para reduzir o índice de sinistralidade do plano odontológico é usar de maneira consciente. Realizar exames e consultas apenas para prevenção e/ou quando solicitados por um médico.

Basicamente, a fórmula para calcular a sinistralidade é: (sinistro / prêmio) x 100, onde: sinistro é o quanto a operadora gasta com os beneficiários (as despesas médicas); prêmio é o quanto a operadora recebe dos beneficiários (as receitas, as parcelas pagas do plano de saúde). Sempre levando em conta os últimos 12 meses à data base de aniversário do contrato.

Caso queira cotar um plano odontológico com é só chamar por WhatsApp clicando aqui!

Quer um atendimento personalizado e exclusivo?

Conte com a gente para encontrar o plano de saúde ideal para você.

Garanta seu plano com condições especiais