O que é um Plano de Saúde por adesão?
Primeiro vamos lembrar que as modalidades disponíveis para contrato são: individual, familiar e coletivo empresarial ou por adesão.
Um plano de saúde por adesão é contratado por um grupo de pessoas que tem um vínculo de trabalho em comum, como categoria profissional ou área de atuação, desde que estejam vinculadas a uma instituição representativa como os sindicatos - que vão administrar todos os clientes de uma mesma carteira junto às operadoras.
A modalidade coletiva por adesão é interessante para os beneficiários que não contam com tanta disponibilidade financeira para contratar um plano individual, desejam incluir dependentes, não possuem familiares interessados em montar um grupo e nem estão enquadrados como MEI ou CNPJ para um plano empresarial.
Então, basicamente, a diferença está no custo, já que quanto mais vidas, melhores são os benefícios (abrangência e rede credenciada) por contrato com valores reduzidos. Outra vantagem é que planos coletivos por adesão possuem carência reduzida para menos de 30 vidas ou isenta para mais de 30 segurados, inclusive no caso de doenças pré-existentes.
O diferencial é que se você tiver interesse por operadoras que comercializem apenas a modalidade empresarial e você não tenha um CNPJ, é possível recorrer à adesão. Para adquirir, é necessário entrar em contato com uma administradora para intermediar a contratação ou estar vinculado a qualquer sindicato ligado às profissões abaixo:
Estudantes: pessoas matriculadas em qualquer grau de ensino associadas à União Nacional dos Estudantes;
Profissionais do comércio, indústria e serviços: funcionários autônomos ou de empresas desses setores da economia;
Profissionais liberais: qualquer profissional com ensino superior que podem exercer suas funções por conta própria ou empregados;
Servidores públicos: funcionários de empresas ou instituições ligadas ao governo (professores, policiais, juristas, etc.).
Vale reforçar que além do valor da mensalidade do plano escolhido, é comum em negociações coletivas por adesão que você também tenha que pagar uma taxa única de corretagem ao administrador da negociação. Os sindicatos ainda cobram uma taxa mensal de filiação, que varia entre cada associação.
Quer saber mais como escolher um plano de saúde, acesse aqui.