Sobre o Hospital André Luiz em Belo Horizonte
Hospital André Luiz: referência de saúde mental em Belo Horizonte
O Hospital André Luiz é uma instituição beneficente e sem fins lucrativos, especializada em saúde mental e reconhecida no Brasil por seu atendimento médico de excelência. Atua de acordo com a doutrina espírita, com foco no acolhimento, fraternidade e humanização.
O HEAL é uma instituição hospitalar com 55 anos de experiência, especializada em saúde mental e dependência química. É uma instituição sem fins lucrativos que dispõe de atendimento filantrópico e convencional, em que a qualidade no tratamento e o cuidado com a saúde integral do ser são as principais ferramentas.
A instituição proporciona tratamento interdisciplinar de alta qualidade para indivíduos com sofrimento mental e seus familiares, com o objetivo de promover a reintegração social, sempre seguindo os princípios da doutrina espírita. É também uma referência na atenção integral ao sofrimento mental.
O ambulatório do HEAL oferece consultas de psicologia e psiquiatria a pacientes com sofrimento mental e/ou dependência química em qualquer idade. Após o primeiro atendimento, o paciente é orientado a receber acompanhamento periódico visando à sua estabilização emocional e psicológica.
Residência terapêutica para acolher e tratar
A Residência Terapêutica é um ambiente de moradia assistida destinado a pessoas com sofrimento mental crônico que necessitam de suporte durante o processo de reabilitação psicossocial.
Adota um modelo de tratamento que visa possibilitar ao paciente crônico um papel mais ativo em sua própria vida, promovendo a melhoria de seu relacionamento com a sociedade e com a família. Esse modelo busca gerar qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e manutenção da estabilidade psíquica, prevenindo crises e internações.
O espaço conta com uma equipe de profissionais especializados e experientes em saúde mental, que realiza atividades voltadas ao bem-estar integral dos moradores, respeitando o perfil e as necessidades individuais. Dentro de alguns aspectos da saúde mental, a instituição aborda:
- Físico: Caminhadas pelo bairro e parques, incentivo a exercícios e jogos, e atividades cotidianas para atender às necessidades básicas da vida, promovendo autonomia, autocuidado e organização.
- Psíquico: Atividades com escuta qualificada, como arteterapia, musicoterapia, horticultura terapêutica e treinamento de habilidades sociais.
- Social: Eventos coletivos e programas de lazer para fortalecer vínculos e promover a convivência, além de atividades externas, como idas a supermercados, cinemas, teatros, museus e aulas, com o objetivo de ressocialização, inclusão e desenvolvimento pessoal.
Além de tais atividades, o programa fomenta o apoio da família é fundamental para o tratamento, realizados encontros entre família e equipe terapêutica para troca das informações, esclarecimento de dúvidas e auxílio no manejo com o morador e na compreensão de seus comportamentos e vivências.
Como ter tratamento no Hospital André Luiz de Belo Horizonte
O paciente e a família podem receber apoio psicológico e espiritual. Após a avaliação médica e, se necessário, a internação, são iniciados os procedimentos de admissão do paciente, conforme a disponibilidade de vaga.
O HEAL proporciona um atendimento diferenciado e humanizado, com foco no acolhimento e no conforto dos pacientes, acompanhantes e familiares. A instituição dispõe de profissionais capacitados para lidar com uma variedade de urgências e de instalações adaptadas para garantir a segurança. Pacientes que não estão em crise, mas necessitam de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, podem agendar atendimentos ambulatoriais por meio de convênios e/ou particular.
O acolhimento de pacientes com sofrimento mental ou dependência química e seus acompanhantes é feito por profissionais treinados para assegurar um atendimento respeitoso e humanizado. Após a avaliação psiquiátrica no Pronto Atendimento, e se a internação for recomendada, o paciente é encaminhado para uma das unidades do hospital, de acordo com suas características (tipo e estágio do transtorno, gênero, entre outros). É importante observar que a internação é autorizada apenas para pessoas maiores de 18 anos.
A equipe de enfermagem do HEAL oferece uma assistência integral, focada na recuperação moral, espiritual, psíquica, física e social do paciente, com o objetivo de sua reintegração à sociedade o mais rapidamente possível. Composta por profissionais especializados e experientes nas práticas de psiquiatria e saúde mental, a equipe inclui enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, todos habilitados a aplicar técnicas específicas de manejo e a promover um tratamento humanizado, buscando o sucesso no tratamento psiquiátrico.
Centro de Terapias e Assistência Social – CETAS
O Centro de Terapias e Assistência Social (CETAS) oferece atendimento diário para indivíduos com dependência de álcool e/ou outras substâncias psicoativas, incluindo suporte às famílias. Localizado dentro das instalações do hospital, com entrada independente da área de internação, o CETAS proporciona um tratamento de longa duração destinado a homens acima de 18 anos. O enfoque do tratamento é a abstinência total e a reintegração do paciente à vida familiar, social e laboral, sempre com uma abordagem humanizada.
O CETAS promove um tratamento terapêutico para o resgate de perdas afetivas, sociais, profissionais, familiares, psicossociais e espirituais. Pacientes que não podem arcar com os custos do tratamento são orientados a entrar em contato com a secretaria para informações sobre filantropia.
O Hospital Espírita André Luiz conta com uma equipe especializada em diversas terapias para apoiar o tratamento de seus pacientes.
O Setor de Terapias Coletivas oferece assistência terapêutica conforme os princípios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Saúde Mental e as diretrizes do Instituto Assistencial Espírita André Luiz – HEAL. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar e podem incluir atendimentos individuais, orientação para familiares e acompanhantes, além de oficinas terapêuticas.
As oficinas terapêuticas são definidas pelo Ministério da Saúde (2004) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários, abordando aspectos físicos, psicológicos, cognitivos, afetivos, sociais e comportamentais. A saúde mental não se limita à cura ou prevenção de doenças, mas é ampliada por atividades que promovem melhores condições de saúde e ajudam os indivíduos a conviver com seus problemas. No setor de Terapias Coletivas do HEAL, as seguintes abordagens são destacadas:
- Terapia Ocupacional: Realizada por um Terapeuta Ocupacional, utiliza a atividade como elemento central para o processo terapêutico. Inclui grupos de autocuidado e a prescrição de atividades para resgatar a funcionalidade e autonomia do paciente.
- Arteterapia: As aulas são ministradas por arteterapeutas com formação em pedagogia e/ou psicologia, as oficinas de Arteterapia facilitam o mergulho no inconsciente, promovendo o resgate da identidade, autoestima e consciência sobre si mesmo e suas necessidades. Esse processo ajuda na superação de conflitos internos e traumas.
- Musicoterapia: Estuda a interação entre o ser humano, a música e os seus elementos (timbre, altura, intensidade e duração), visando o tratamento, prevenção e promoção da saúde mental.
- Serviço Social: Focado em humanizar o atendimento, o Serviço Social visa compreender e intervir nos fatores sociais que afetam o tratamento dos pacientes e suas famílias. O objetivo é propor estratégias sociais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O Serviço Social do HEAL busca uma visão integral do ser humano, auxiliando-o a perceber suas relações sociais e familiares. Além de atender pacientes particulares e conveniados, o HEAL oferece tratamento gratuito à comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica, restrito a residentes de Belo Horizonte e região metropolitana.
NEPE: Pesquisa e avanço no atendimento humanizado
O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEPE) tem como missão promover a prática baseada em evidências e a atuação multiprofissional integrada, utilizando o ensino e a pesquisa para melhorar o cuidado com segurança, eficiência e humanização. Desde seus primeiros anos, o Instituto HEAL se estabeleceu como um centro de formação de profissionais. Com as novas políticas públicas que destacam a importância do contato com o campo da psiquiatria, houve um aumento na demanda por estágios e residências na área de Saúde Mental.
O Instituto HEAL mantém as portas abertas para instituições de ensino técnico e superior, permitindo visitas para observar o ambiente em atividade e a dinâmica do estágio.
Plano de saúde que cobre o Hospital André Luiz em BH
Amil - S80 BH
S80 BH: A Amil Saúde disponibiliza alguns dos melhores planos de saúde e odontológicos do Brasil. Seus produtos atendem a clientes que buscam planos com abrangência regional ou nacional e que oferecem diferenciais exclusivos. Além disso, proporciona a melhor relação custo-benefício e conta com uma ampla rede credenciada de alto nível, incluindo os melhores hospitais e médicos.
A Gestão de Saúde Amil apresenta uma visão médica 360º por meio de um sistema de gestão inovador. Esse sistema visa não apenas tratar doenças, mas também empregar todos os recursos disponíveis para preveni-las.
O plano de saúde possui cobertura regional em toda rede credenciada e atende pessoa física e jurídica.
O convênio oferece cobertura Nacional para Urgência e Emergência para planos PME, e no PJ é um aditivo para contratação. Além disso, os beneficiários usufruem de descontos de até 35% em medicamentos genéricos e 25% em medicamentos de marca.
Para contratação do plano, os valores variam de acordo com a faixa etária do beneficiário:
Para uma pessoa entre 00-18 anos, o valor é R$ 228,62; para uma pessoa entre 19-23 anos, o valor é R$267,49; e para uma pessoa entre 44-48 anos, o valor é R$ 565,39.
Para conhecer a tabela de preços completa ou saber mais detalhes do convênio Amil S80 BH, fale com um dos nossos consultores aqui.