Sobre o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro
Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro: Tradição e eficiência no cuidado aos pacientes
Cuidar de pessoas por meio de uma assistência médica segura, humana e eficiente é a proposta da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro (SCMSA). Presente há mais de 120 anos na zona sul da cidade de São Paulo, a unidade de saúde possui capacidade ocupacional de 163 leitos, atende 13 especialidades médicas e tem mais de 150 profissionais em seu corpo clínico. A SCMSA é um hospital filantrópico, reconhecido no Conselho Nacional de Assistência Social, sem fins lucrativos e considerado de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal.
A história da fundação da Santa Casa de Misericórdia relaciona-se com a própria história de Santo Amaro. Longe de São Paulo, o pequeno município era ligado à capital por uma estrada de ferro, no final do século passado. Além da ausência de indústrias, a região tinha como ponto fraco a ausência de um hospital, sendo o mais próximo a Santa Casa de São Paulo. Além do trem, que chegou em 1886, o acesso podia ser feito também por tropas de burros, carros de boi ou no lombo de cavalos, o que equivalia a quase um dia inteiro de viagem.
Pensando nesses problemas e visando o progresso da região, um grupo pioneiro lançou a ideia de construir um hospital local. Assim, no dia 15 de dezembro de 1895 era fundada a Sociedade Beneficente N.S. da Conceição que, mais tarde, seria a Santa Casa de Santo Amaro. No dia 8 de dezembro de 1899, o Hospital foi inaugurado e mantinha-se de forma ainda modesta, com apenas duas enfermarias, cozinha e água de poço.
Outro ponto importante que marca a história da instituição, foi a criação da Faculdade de Medicina de Santo Amaro, em 1970, pelo corpo clínico do hospital que, posteriormente, tornou-se corpo docente. A Santa Casa se transformou, então, em hospital das clínicas da Faculdade, mantida pela OSEC, hoje Universidade Santo Amaro (UNISA) , e serviu de internato para as três primeiras turmas de formandos, em 1975,76 e 77.
Ao longo dos anos, a Santa Casa passou por inúmeras transformações. Hoje, consagra-se como um dos maiores hospitais da zona sul de São Paulo a atender uma grande massa de carentes, assim cumprindo com sua missão institucional de prestar atendimento digno, moderno e eficiente.
Atendimento Humanizado que beneficia pacientes e funcionários
A humanização do atendimento aos pacientes faz parte das práticas de atenção e gestão em saúde da Santa Casa de Santo Amaro. Em julho de 2004, foi instituído por meio de um ato normativo da Superintendência do hospital o Grupo de Trabalho de Humanização para pôr em prática ações relacionadas às diretrizes do HumanizaSUS, Política Nacional de Humanização (PNH) criada em 2003 pelo Ministério da Saúde.
O Grupo de Trabalho de Humanização iniciou suas atividades priorizando as seguintes ações:
- Implantação de uma Central de Acolhimento com avaliação do grau de risco que, através de triagem prévia, proporcionam um atendimento mais rápido e seguro aos casos mais graves dos pacientes do Pronto Atendimento Adulto, Pronto Atendimento Infantil, Ortopedia, Radiologia e Ultrassonografia;
- Realização de treinamentos do corpo de enfermagem de voluntários, seguranças e recepcionistas de acordo com os princípios do Caderno HumanizaSUS;
- Fixação de cartazes com o grau de risco através de cores, conforme preconizado pelo HumanizaSUS;
- Visita aberta e a flexibilização de horários (por exemplo, com a ampliação do período de visita em todos os setores do hospital e livre permanência para as mães na UTI Neonatal e Pediátrica);
- Pintura dos ambientes das unidades de internação com cores clínicas;
- Biblioteca Volante à disposição para todos os colaboradores, com livros de todos os gêneros;
- Pesquisa de Satisfação do Usuário Internado, onde 75% dos pacientes internados podem preencher um questionário indicando os pontos fortes e fracos dos vários setores da instituição, que são analisados mensalmente por suas chefias;
- A criação do Serviço de Ouvidoria, canal de participação do usuário que tem por objetivo receber as reclamações, sugestões e elogios;
- Melhoria das Condições de Ambiência nos serviços de saúde, para maior conforto dos pacientes e funcionários, levando-se em conta: a morfologia espacial, de luz, cor, cheiro, som, sinestesias e arte.
Missão, Visão e Valores da Santa Casa de Misericórdia
Para oferecer o melhor atendimento possível e conquistar o reconhecimento pelos serviços prestados, é necessário estabelecer e se guiar por alguns princípios básicos. A missão, visão e os valores definidos pela gestão de uma instituição em saúde ajudam a promover a reflexão sobre o seu propósito no presente e o que deseja ser alcançado no futuro. Confira abaixo, os princípios que norteiam as ações da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro.
Missão
Atender a todos com qualidade e humanização, visando a satisfação de seus clientes e colaboradores.
Visão
Ser o melhor hospital da região, por meio da excelência na prestação de serviço, na capacitação das pessoas, na inovação em tecnologia, no desenvolvimento e na qualidade de vida da comunidade.
Valores
- Respeito ao cliente;
- Ambiente de trabalho harmonioso;
- Valorização das pessoas;
- Comportamento ético com os clientes e fornecedores;
- Preservação da história;
- Pensamento sistêmico.
- Responsabilidade Social
Infraestrutura da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro
A Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro possui as seguintes instalações:
- Capacidade Instalada: 163 leitos
- Capacidade Ocupacional: 163 leitos
- Centros Cirúrgicos: 6 salas
- Unidade de Terapia Intensiva Adulto: 10 leitos
- Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: 10 leitos
- Unidade de Terapia Intensiva de Neonatologia: 5 leitos
- Recuperação Pós-Anestésica: 4 leitos
- Atendimento Ambulatorial: 18 consultórios
- Pronto Atendimento: 1 consultório
- Triagem; 2 consultórios
- Observação Adultos: 10 leitos
- Reanimação Cardiorrespiratória: 2 salas
- Anfiteatro: 1
Planos de Saúde aceitos
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